terça-feira, 11 de março de 2008

Reações ao imperialismo norte-americano

A atuação agressiva norte-americano no mundo para a defesa de seus interesses gera forte oposição. O presidente George W. Bush em vários países que visita é alvo de grandes manifestações.
Nesta atividade, veremos através da música três críticas ao imperialismo norte-americano. Você deve ouvir as músicas, analisar atentamente as letras, o clip e responder a 4 questões clicando em comentários na postagem. [VEJA o tutorial como fazer comentários].
Instruções:
Utilize a norma culta para responder as perguntas [não use linguagem MSN, Orkut]
Responda com profundidade, com argumentos claros e consistentes [lembre-se que isto é um parâmetro de avaliação].
Não se esqueça de colocar NOME e SÉRIE.

Questões
1- Tom Zé faz uso da ironia para criticar o presidente dos EUA. Qual a visão que o autor procura dar ao presidente George Bush na letra da música? Qual o sentido da ironia presente no refrão da música?

2- O que Gabriel, o Pensador procura criticar na letra de sua música? Na sua visão, os argumentos que ele utiliza são consistentes? Você concorda com a abordagem que ele faz? Justifique.

3- Tanto Tom Zé como Gabriel, o Pensador criticam os Estados Unidos. Porém, não o fazem da mesma forma. Quais as diferenças entre os estilos dos dois artistas ao fazerem esta crítica?

4- O grupo Green Day é conhecido pela oposição à política norte-americana no mundo. Analisando as imagens e a música Wake Me Up When September Ends quais são as idéias, os objetivos do grupo com esse clip? Qual o sentido do título a música?

26 comentários:

Anônimo disse...

Bianca e Mariane 9ºA

1) A visão dos Estados Unidos serem o único país a promover conflitos, e não ser só aquele "lindo" país super desenvolvido. Que foi o Bush quem promoveu esse clima de guerra presente hoje por conta dos EUA.

2) Critíca os brasileiros que são influenciados pela cultara Norte-americana, então usam camisas, bonés e jaquetas com a bandeira deles. Sim, pois devemos ter urgulho da camisa brasileira não da de outros países como os EUA. Sim, porque se somos brasileiros não precisamos de outras bandeiras para ficarmos na moda e sim usar a nossa bandeira para dizermos que somos dignos de nossa páttria.

3)Tom Zé, critíca o presidente dos EUA George Bush, já GAbriel, o Pensador critica os brasileiros que se fazem passar por americanos.

4) Alertar sobre as guerras e conflitos que o governo norte-americano causa em outros países, causando destruição, dor, perdas, etc...

5) Em 11 de setembro ocorreu um atentado contra os Estados Unidos, derrubando as Torres gêmeas, a partir daí o goverdo de Bush só promoveu guerras e conflitos, então o título não tem sentido apenas quando setembro acabar, mas sim quanmdo acabar todos os conflitos existentes.

Anônimo disse...

1- Que ele não penssa nas pessoas.
E que ele estava numa guerra contra o iraque.
2-ele critica as pessoas que usam as marcas dos EUA.nao concordo com ele pois as pessoas tem o direito de usar o que quiser.
3-um deles critica o uso de marcas americanas e o outro (tom zé)
critica o presidente bush.
4-Que aconteceu um atentado terrorista matando muita gente.Para que ele não veja o que aconteçeu.

Anônimo disse...

1-]ele fala que o bush esta louco emandando bombas para o iraque.

2-]ele critica os EUA porque uma pessoa da patria usava uma camisa
dos eua

Anônimo disse...

3-Tem Zé critica os Estados Unidos, mostrando o seu lado interesseiro, que usa todos os seus poderes para derrotar outro país, Já Gabriel, O Pensador mostra como tem gente que honra um País que não ajuda os países que precisam.

Anônimo disse...

1- Tom Zé faz uso da ironia para criticar o presidente dos EUA. Qual a visão que o autor procura dar ao presidente George Bush na letra da música? Qual o sentido da ironia presente no refrão da música?


R: João Francisco: O autor da música quer falar que tudo que acontece no mundo o Bush esta no meio, a ironia da música é que o Bush evadiu o Iraque pro causa das bombas, e na música o autor fala que ele que colocou lá.

R: Paulo Roberto Borim:
Ele procura dar a visão de que todas as catástrofes, e coisas ruins do mundo são por causa do Bush, e que o Bush e tão mal que taca bombas.





2- O que Gabriel, o Pensador procura criticar na letra de sua música? Na sua visão, os argumentos que ele utiliza são consistentes? Você concorda com a abordagem que ele faz? Justifique.



R: Paulo Roberto Borim:
A forma que as pessoas aqui do Brasil copiam os norte-americanos, sim, sim, penso igual ele.

Anônimo disse...

Reposta 1 :Ele da uma visão ao presidente americano de terrorista.Fazendo ameaças e atos de horror a outros paises.Quer dizer que se toda a nação já sabe quem foi o culpado,para que tentar esconder mais esse real fato.

Reposta 2 : Critica pessoas que usam camisa de pátrias americanas,por terem camuflada mente um conflito com nosso país.Servem para mostrar mais a realidade de pessoas desinformadas das conseqüências usar uma camisa Americana .Sim porque todos os americano tem que morrer.

Resposta 3 :O zé critica indiretamente o governo de Bush,com suas atitudes e falas contra outros países.Já o pensador critica pessoas quando apóiam a nação americana,não só em vestimentas mas em palavras e atitudes.

Resposta 4 : Mostrar que os EUA tem atitudes covardes tirando pessoas de suas famílias,para levarem as guerras sem garantia de que voltem vivos.Quer dizer que as pessoas não querem as guerras,querem viver suas vidas sem conflitos,pois um dia não vão poder mais defender sua nação fazendo o Maximo do possível para manter uma boa relação entre povos.

Luís Gustavo disse...

1-Tom Zé procura ironizar o fato de o presidente Bush com o argumento que foi ele próprio que vendeu bombas para o Iraque para gerar a guerra.O sentido é que Bush tinha como objetivo a guerra, desde o inicio.

2-Gabriel procura criticar os brasileiros que usam roupas, tênis, e tem hábitos que vem dos Estados Unidos.Em minha Opinião, o canto se mostra muito convincente e eu concordo com a sua abordagem, pois os brasileiros não são muito patriotas quando se tentam imitar os norte-americanos e devem ser reprimidos da melhor forma possível.

3-Tom Zé se mostra menos agressivo que Gabriel, pois Gabriel usa palavras fortes e agressivas.Tom Zé usa uma linguagem mais suave e tenta deixar a música o mais engraçada possível.

4-As idéias e o objetivo do grupo é criticar a guerra norte-americana que não causa nada além de dor, sofrimento e mais guerra.O sentido do título da música é um pedido de um homem para será avisado quando o sofrimento acabar.

Anônimo disse...

1) Uma pessoa que entra muito em conflitos; quem vendeu aquela bomba pro Iraque.
2) Que ele não gosta dos Americanos, não ,porque eles estão usando a camisa dos EUA eles já não são mais filhos da nossa pátria. Não porque cada um deve ter sua própria nação e não criticar as outras, i a camisa e o boné não importam nada.
3) Porque Tom Zé pode ter argumentos verdadeiros de que os EUA tenham vendido aquela bomba para o Iraque, já o Gabriel Pensador não tem argumentos para criticar o governo americano.
4)

Anônimo disse...

Rafael Morales Ochiussi 9°C Nº19

1-O autor da música tenta dar uma visão de que o ato feito pelo presidente dos EUA é errôneo, e este ato precisa ser corrigido, ele faz isso por meio de palavras com sentido denotativo.A ironia do refrão da música é que ela acusa o presidente dos EUA de ter vendido as armas que o foram o que ele deu como motivo pela invasão do Iraque.

2-Na sua música, Gabriel tenta criticar a falta de patriotismo por parte do Brasileiro que invés de vestir uma camisa com as cores do Brasil(verde, amarelo , azul e branco) usa uma camisa com a bandeira dos EUA. Na minha opinião são, pois ele liga isso ao Neocolonialismo, falando que ele se enraivece vendo um colonizador usando a camisa da metrópole, além de muitos outros argumentos, como quando ele pergunta o que um brasileiro quer mostrar quando usa uma camisa dos Estados Unidos.De certa forma sim, pois eu acho uma vergonha a falta de patriotismo que muitas pessoas no Brasil tem, mas eu não concordo que quando ele vê uma pessoa com a bandeira estampada no peito tem vontade de manchar com vermelho sangue, pois não se pode usar violência para resolver as coisas; e de certa forma isso até chega a ser um preconceito.

3-O cantor Tom Zé critica os EUA de uma forma mais indireta usando palavras no sentido denotativo para transmitir sua idéia, já Gabriel, o pensador, faz uso de palavras mais diretas dando um reforço à sua idéia principal. Além de as críticas serem feitas por meios diferentes, Tom critica pela guerra no Iraque, e Gabriel pela opressão dos EUA.

4-Com esse clip eles tentam criticar a ação dos EUA que fazem guerras e acabam separando pais, filhos, maridos de seus amados, também criticam o alistamento militar e a destruição deixada para traz. O título deve significar para encontrar quando a guerra terminar.

Anônimo disse...

1. Que é George Bush que promove as guerras e que não há recurso que melhore isso. A ironia mostra que apesar de comandar um pais rico não existem maneiras (dinheiro ou recursos) que façam com que George Bush promova a paz.
2. Ele procura mostrar que muita gente veste a bandeira dos USA sem saber o seu verdadeiro significa e sem pensar que esta indiretamente traindo a sua própria pátria.Os seus argumentos são consistentes pois mostram a realidade da subordinação que o Brasil sofre por influencia cultural, política dos USA.A abordagem que ele usa é um pouco agressiva porém é real e consistente, pois mostra uma realidade que ocorre com muitas pessoas (o uso de uma bandeira sem seu significado e sem pensar em suas conseqüências).
3. Tom Zé ironiza a posição política dos EUA criticando Bush. Gabriel, o pensador é mais direto com o povo brasileiro que muitas vezes apóia sem saber a posição superior dos EUA.
4. /o objetivo era fazer uma critica as guerras promovidas pelos EUA que fazem muitos inocentes morrerem,e famílias sofram.O titulo faz uma critica ao 11 de setembro que foi um atentado terrorista onde muitos inocentes morreram e deixaram lembranças.

Anônimo disse...

1- Tom Zé faz uso da ironia para criticar o presidente dos EUA. Qual a visão que o autor procura dar ao presidente George Bush na letra da música? Qual o sentido da ironia presente no refrão da música?

Ele desconfia que foi o Bush quem vendeu a bomba ao Iraque,por que segundo ele o Iraque não tem muito dinheiro,por isso “Foi o Bush”

2- O que Gabriel, o Pensador procura criticar na letra de sua música? Na sua visão, os argumentos que ele utiliza são consistentes? Você concorda com a abordagem que ele faz? Justifique.

Ele procura criticar o governo norte-americano por causa de suas ações.
Em nossa visão os argumentos dele são consistentes sim!Pois com os argumentos por ele utilizados, ele diz que os brasileiros deveriam usar coisas de sua nação e não da nação norte-americana.

3- Tanto Tom Zé como Gabriel, o Pensador criticam os Estados Unidos. Porém, não o fazem da mesma forma. Quais as diferenças entre os estilos dos dois artistas ao fazerem esta crítica?

Gabriel e Tom Zé são músicos de gêneros diferentes,Gabriel,canta rap e Tom Zé, MPB .A forma como os dois tratam os americanos é diferente,Tom usa uma linguagem mais formal,mas não deixa de usar ironia, enquanto Gabriel, usa uma linguagem informal utilizando palavras inadequadas.

4- O grupo Green Day é conhecido pela oposição à política norte-americana no mundo. Analisando as imagens e a música Wake Me Up When September Ends quais são as idéias, os objetivos do grupo com esse clip? Qual o sentido do título a música?

O objetivo do clipe é criticar as guerras.O Sentido do titulo da musica é fazer com que as pessoas parem a guerra.O Green Day quer dizer com o titulo que eles não querem guerras,por isso pedem para acorda-los quando a Guerra acabar

Anônimo disse...

1.Tom Zé diz que George Bush deve ter “um parafuso a menos”, ou melhor, ele diz que Bush é ruim ou “traíra”.No refrão Tom Zé faz a ironia de que Bush é louco, ou seja é uma pessoa de má índole.

2.Tom Zé escreve na música uma crítica mais para Bush do que pra os EUA, já Gabriel o Pensador faz um crítica ao país EUA, dizendo que aquele é um país de “merda” e critica um brasileiro por se submeter a usar roupas daquele país, que deixa o Brasil as margens de negociações benéficas para o Brasil.

Anônimo disse...

1.A visão dele é que o Bush foi o fornecedor da bomba .A ironia foi de que o Bush vendeu a bomba para o Iraque.


2. Ele crítica que os próprios brasileiros amam mais os EUA.Sim pois os brasileiros deveriam amar sua própria pátria.
3.As diferenças entre eles são que um fala da bomba e outro do amor pela pátria americana

4.As idéias são que as guerras nos EUA acabem.O sentido do título é que quando a guerra acabar acordem ´´ele´´ depois da guerra.

Anônimo disse...

Resposta 1: Que o Bush é um terrorista e ninguém faz nada pra impedir isso.
Resposta 2: Ele procura criticar o ato de que os brasileiros estão idolatrando o EUA e deixando o Brasil de lado, sendo que o Brasil é o país de origem deles e por isso deviam idolatrar ao seu país e não a um país que causa conflitos. Concordo, por você ser Brasileiro em vez de usar uma camisa do EUA deveria de usar uma camisa do Brasil, uma forma de você mostrar que idolatra seu país.
Resposta 3: Tom Zé critica o lado político dos EUA, já Gabriel critica o comportamento das pessoas diante da situação dos EUA, assim eles mostram o quanto os EUA é mais valorizado do que a própria pátria.
Resposta 4: O objetivo da letra da música é mostrar o comportamento das pessoas diante das guerras, mostrar como isso afeta a família das pessoas que vão pra guerra, enfim, criticar as guerras. O sentido do título da música é que ele vive um pesadelo e quando esse pesadelo passar ele quer ser acordado e voltar a viver sua vida.

Anônimo disse...

3. O Tom Zé faz a sua crítica falando que o Bush é louco, é uma doença e é um tríra porque foi ele que vendeu a bomba para o Iraque.
Já o Grabriel o Pensador faz a sua crítica falando que os troxas usam a camisa dos EUA, e são uns trouxas, uns pamonhas que nem respeitar a pátria eles não respeitam, e ele gostaria de manchar a bandeira dos EUA de vermelho de sangue, e que o presidente dos EUA é burro.


4. É de as pessoas nunca desistirem de seus problemas e sempre o enfrentarem.
O sentido do título a música é de você não desisitir de seus problemas.

Anônimo disse...

Questões de história
Nomes: Nathália e Renata 9°A
1) Tom Zé faz uso da ironia para criticar o presidente dos EUA. Qual a visão que o autor procura dar ao presidente George Bush na letra da música? Qual o sentido da ironia presente no refrão da música?
Resposta: O autor usa a música para criticar o presidente dos Estados Unidos, ele faz a visão de que Bush é ruim, e destrói quem é menor que ele.
Ele quer dizer que foi o presidente dos EUA que provocou toda a guerra do Iraque.
2) O que Gabriel, o Pensador procura criticar na letra de sua música? Na sua visão, os argumentos que ele utiliza são consistentes? Você concorda com a abordagem que ele faz? Justifique.
Resposta: O Gabriel Pensador critica os brasileiros que usam roupas dos Estados Unidos. Seus argumentos são consistentes, pois eles definem bem de que lado ele está, e fala que quem usa a camisa dos Estados Unidos no Brasil, não preserva a própria pátria, e prefere se deixar levar pelos argumentos norte-americanos.
Concordamos com a sua abordagem, já que devemos pensar mais na nossa nação, e tentar engrandecer o nosso país, e não só pensar nos EUA.
3) Tanto Tom Zé como Gabriel, o Pensador criticam os Estados Unidos. Porém, não o fazem da mesma forma. Quais as diferenças entre os estilos dos dois artistas ao fazerem esta crítica?
Resposta: Tom Zé, procura esclarecer, que o EUA sempre está acima de outras nações, causando guerras e destruindo nações inferiores.
Já Gabriel, o Pensador, critica as nações que dão “moral” aos EUA, ou seja, o próprio que imita e quer ser igual eles, e assim acaba fortalecendo mais ainda a nação de Bush.
4) O grupo Green Day é conhecido pela oposição à política norte-americana no mundo. Analisando as imagens e a música Wake Me Up When September Ends quais são as idéias, os objetivos do grupo com esse clip? Qual o sentido do título a música?
Resposta: Ele quis dizer que a guerra acaba com a vida das pessoas, pode destruir famílias, e tudo isso por causa da ambição pelo dinheiro por parte do governo norte-americano, que não pensa nas famílias e na sociedade.

Anônimo disse...

1°- A Visão que ele da do Bush é que ele não esta com a com cabeça no lugar que todo mundo desconfia q foi o bush vendeu a bomba para o Iraque;
3 ºO Tom Zé critica os EUA de um forma mais sutil e é um tropicalista e o Gabriel expõe seus pensamentos sem nenhuma formalidade através do rap
4º-Os objetivos dessas músicas são mostrar que o governo dos EUA busca o dinheiro e não pensa na população inocente que sofre com isso,o titulo mostra que a guerra é como um capitulo que com certeza precisa ser apagado.

Anônimo disse...

3-]tom zé critica de forma que os
EUA fazem guerras usando bombas,
Gabriel critica de forma que os a
população se veste como os estados unidos.
4-]é que um trai o outro
ai ela chora

Anônimo disse...

3ºO tom Zé critica os Estados Unidos de forma mais sutil e é um tropicalista, o Gabriel Pensador expõe seus pensamentos sem nenhuma formalidade através do Rap.
4ºEles estão querendo mostrar que a guerra não trás benefícios trás apenas dores que vem com a lembrança dos que se foram.
O objetivo do título a música é que eles não querem ver o estrago que uma guerra pode fazer.

Anônimo disse...

2-
R: João Francisco: O que ele mostra na música é que os Brasileiros sempre copiam os Nortes Americanos em tudo, sim pois ele critica a pessoa q tava com a camiseta, sim pois ele usa porque os outro usa.
3-
R: João Francisco: a diferença é q cada um critica com seu tipo de música.
R: Paulo Roberto: a diferença é que cada um cantor critica de uma forma, um critica de uma forma mais drástica e o outro não.
4-
R: Paulo Roberto:
É q guerras nunca são boas e sempre destroem tudo, e o sentido do titulo é que o personagem principal da musica não quer ver isso.
João Francisco: o sentido é q guerras não são boas e o autor não quer ver.

Anônimo disse...

3- Tom, tenta transmitir mais educadamente, como uma música ao contrario do Gabriel, o Pensador, é como um rap, para os jovens, as palavras adequadas dos jovens de hoje.

Anônimo disse...

4-Os rapazes deixam de curtir a vida, pois são mandados a guerra.

Anônimo disse...

1) A visão de Tom Zé ao fazer a música é que o presidente dos EUA é criticado como o mentor da venda da bomba para o Iraque e entre outros mandatos,e com isso ele faz a canção.
2) Ele procura criticar o povo brasileiro que veste a camisa dos Estados Unidos,que sendo um cidadão brasileiro e vendo as ‘’barbaridades’’ que o EUA faz,tem gente que ainda sai por ai vestindo a camisa da outra Nação.Concordo com o Gabriel,O Pensador,porque mesmo ele sendo um pouco grosso nas sua afirmações eu não tiro a razão dele de criticar os Estados Unidos.
3) Porque Tom Zé foi menos rude na letra de sua música do que Gabriel o Pensador,talvez seja porque suas músicas são de ritimos diferentes, O Gabriel é do estilo rapper e o Tom Zé é bossa nova.
4)Ele não quer acordar enquanto a guerra não acabar,porque ela causara problemas na vida dele,e as lembranças morreram.

Anônimo disse...

Questões:
2)O autor critica a o uso de uma bandeira (a americana) sendo que os EUA não merecem tanto orgulho levando em conta seus atos e não é a bandeira nacional. Seus argumentos são bons, aborda claramente suas opiniões e identifica muito bem as bobagens dos EUA por isso nós concordamos.
3)Um utiliza mais os termos das atitudes dos EUA, e suas atitudes vergonhosas (Gabriel, O pensador), já Tom Zé critica a venda das armas nucleares ao Iraque e outros meios de destruição causados por ele.
4)O objetivo é criticar claramente a destruição causada para o próprio país através das guerras; o sentido é de que as pessoas devem esperar a guerra acabar para ver se encontrarão novamente.

Anônimo disse...

1 Imperialista, ruim, ignorante, que não importa com as pessoas e com o mundo, pois o autor desconfia que o Bush vendeu a maldita bomba no Iraque. No sentido de que a ironia tem a ver com o imperialismo norte-americano.
2 Os brasileiros que idolatram a camisa dos EUA. Sim, pois nós somos brasileiros e devemos idolatrar e se orgulhar do nosso país, porque, como eu já disse, ele é NOSSO, não “aqueles” americanos imperialistas.
3 Tom Zé critica o Bush em si, pois não concorda com suas atitudes imperialistas. Já o Gabriel critica os brasileiros que idolatram e usam a “camisa” dos EUA imperialistas.
4 Mostrar ao mundo como é perder um enteado, parente ou amigo na guerra Imperialista do mundo, mostrando como o imperialismo é ruim para o mundo e para todos.

Anônimo disse...

1 ) A visão de um homem que estragou uma nação ao promover tantas guerras. a Ironia é que ele acusa Bush pelo oque os EUA se tornou e decalra ele de forma irônica como o culpado de tudo.

2) Ele procura criticar so brasileiros que acham que os outros países são mais inportantes e são influenciados por ele, poré nó discordamos e achamos os argumentos dele muito vagos, nós vivemos eu um mundo onde existem vários países, temos o direito de gostar de qualquer um deles e de nos espelharmos em sua cultura, moda e etc...

3 ) Tom Zé faiz sua crítica de forma mais formal e "abafada", ou seja de forma discreta, já Gabriel fala tudo "na lata" é bem direto e objetivo.

4 ) O sentido é que em setembro houve atentados e foi promovida uma grande guerra que afastou diversos americanos de seus parentes seja temporariamente ou permanentemente, então o titulo e o clipe querem representaro sofrimento dos americanos, e eles só querem acordar quando setembro acabar, ou melhor quando a guerra acabar.