segunda-feira, 24 de março de 2008

Comentários sobre a atividade

Nas três músicas temos uma reação contrária ao imperalismo norte-americano.
A visão de Tom Zé sobre o presidente Bush é que ele não é humano. Ele é como uma máquina com defeito, um aparelho desajustado "Quem arranja um alicate / Que acerte aquela fase / Ou corrija aquele fuso / Talvez um parafuso / Que tá faltando nele / Melhore aquele abuso". Bush, assim como um terremoto ou uma doença infecciosa (coqueluche) é responsável ela morte de milhões de pessoas. Comparar Bush a um aparelho com defeito é uma forma de dizer o quanto ele é louco. Realmente não foi o Bush quem vendeu as bombas para o Iraque. Mas, o governo americano era aliado de Saddam Hussen e armou o Iraque financiando a guerra de Saddam contra o Irã. Esta é a ironia: os americanos armaram o Iraque que se voltou contra eles.
Gabriel, o Pensador critica a influência cultural dos Estados Unidos sobre o Brasil e, mais preciosamente, a atitude dos brasieliros que valorizam a cultura e o estilo de vida americano, isto é, brasileiros americanizados. O rapaz que utiliza uma camisa com a bandeira dos EUA e violentamente censurado com expressões do tipo "Eu fico puto / Eu fico triste / Eu fico quase chorando / De pena de raiva de tristeza de vergonha / Quando eu vejo esses babacas esses panacas esses pamonhas / Que têm coragem de ir pra rua com boné ou camiseta / Com as cores da bandeira mais nojenta do planeta!" ou ainda "O quê que cê quer passar pra pessoa que olhar pro seu peito e num entender de que lado você tá? / Mas não precisa responder / Cê tá do lado de baixo / Você é uma fêmea no cio e o Tio Sam é o seu macho / Você é o capacho dos norte-americanos / Por isso ainda acho que existe algum engano / Porque eu não me rebaixo a passear vestido / Com a roupa do inimigo: os Estados Unidos". Embora Gabriel, o Pensador esteja correto ao abordar um problema que realmente está presente na juventude brasileira, a forma como ele aborda a questão pode estimular um ódio aos Estados Unidos. Temos de ter um postura crítica em relação ao imperialismo americano sem nutrir uma reação violenta contrária a ela, pois agindo assim seríamos como eles...
Tom Zé é irônico, faz uma crítica vem humorada ao presidente americano. Já Gabriel, o Pensador utiliza uma linguagem mais violenta e agressiva, o que é próprio do rap.
Já o clip do Green Day se posiciona contra a Guerra no Iraque que separou um jovem casal apaixonado, ou seja, jovens americanos estão morrendo numa guerra estúpida que destrói vidas e histórias tanto nos Iraque como nos Estados Unidos. Sobre o título da música, tavez seja póssivel estabelecer uma relação com o atentado de 11 de setembro. Então, esta guerra que completou 5 anos é um prolongamento daquele dia que ainda não acabou.

Nenhum comentário: