sexta-feira, 7 de março de 2008

Games violentos estimula violência?


Esticando um pouco mais a História em Debate deste bimestre, será que é possível estabelecer uma relação entre os jogos violentos com comportamento violento? Quem está acostumado com games do tipo Doom 3, Half–Life 2, Pacific Assault, GTA, Manhunt, Resident Evil 4 e tantos outros, passa a considerar atitudes violentas como algo normal e não grave?

Enfim, games violentos tornam os adolescentes mais violentos?
O que você pensa sobre isso?

15 comentários:

Tyko disse...

eu acho que nao muda em nada

senao teriam proibido todos

Daniel Giandoso disse...

Olá Vinícius!
Em alguns países da Europa os games violentos já estão sendo proibidos.

Anônimo disse...

Minha opinião é que os jogos causam uma dependência nas pessoas(isso já está comprovado) e essa dependência associada à jogos violentos que basta um clique para matar o adversário reflete no dia a dia com atitudes mais violentas sem pensar nas consequências disso.

Daniel Giandoso disse...

Muito bem pensado, Ruffles... Mas, qual é o seu nome?

Anônimo disse...

Meu apelido é ruffles mas meu nome completo é Rafael Morales Ochiussi do 9ºC.

Carlão disse...

É proibido mas vende, hã?
Jogos como Counter Strike e GTA são Proibido para menores de 17 ou 18 anos, mas se eu entrar em uma lan house eu jogo normalmente.
Além disso, é proibida a venda deles no Brasil, e em várias lojas eu encontro (são contrabandeados, claro!).
A dependência causada por todos esses jogos é grande, mas os piores são os jogos em que você é o bandido. Esses foram proibidos no Brasil.
Legalmente está perfeito: Jogos violentos são proibidos para menores de 17(violência pesada) ou 18 anos(influência para matar), mas dificelmente a lei é cumprida.
Se houvesse mais rigor prático com a venda de jogos e em lan houses...

Luís Gustavo disse...

Eu discordo completamente...
Os jogos podem até serem proibidos, mas não devem desaparecer...
maiores de idade e menores com autorização devem poder jogar.Eu jogo faz anos (Resident Evil, Counter Strike, Mu, etc) e jamais matei ninguem e nem me senti tentando à isso...
espero resposta

Daniel Marques Giandoso disse...

Olá Gustavo!
Sua experiÊncia é muitop válida e importante. Realmente, muitas pessoas não se sentem tentadas a cometer violência apenas por assistir um filme, um desenho ou jogar um game. Porém, os estudos mostrar que muitas pessoas submetidas a esta experiência cria uma espécie de dependência e demonstra comportamentos mais agressivos. Muitos ficam menos sensiveis a a atos violentos achando coisa normal. É isso

Luís Gustavo disse...

talvez vc possa estar certo..
eu tenho um amigo que passa horas jogando (8 a 10 por dia) um completo 'viaciado' ,mas mesmo jogando consiguiu entrar em medicina e é muito inteligente
oque vc me diz disso??

Anônimo disse...

Não pois eu jogo counter strike,e não fico violento e acho que não deveria proibir a venda,eu acho que vem da pessoa que acha que fica nervosa não jogar.

Anônimo disse...

Depende, se os adolescentes se deixarem influenciar por esse jogos eles até podem tornar-se agressivos. Mas se eles tiverem noção entre o real e o virtual tudo não passará apenas de um jogo de computador.

Anônimo disse...

eu não tenho nada contra eu até gosto de jogar

Daniel Marques Giandoso disse...

Gustavo
O fato da pessoa jogar games não significa que ela seja menos inteligente... Não há nada de errado e, seu amigo ser um viciado em jogos e passar em medicina...

Carlão disse...

Você pode não perceber, mas inconscientemente os jogos violentos estimulam a violência. Isso influencia a pequenas coisas, como incentivar brigas e machismo, responder com grosseria... mas todas essas ações podem se tornar perigosas se forem praticadas regularmente.

Daniel Marques Giandoso disse...

Carlão
Também acredito que é por aí. Certamente, ninguém vai se tornar bandido assistindo filmes de ação ou jogando. Mas, para uma criança ou adolescente cujo caráter ainda está em formação, desenhos, filmes e games passam a idéias de que todas as diferenças podem ser resolvidas pela violências, pelas armas.... é isso