segunda-feira, 10 de março de 2008

Música: Companheiro Bush


Companheiro Bush
Tom Zé

Se você já sabe quem vendeu
Aquela bomba pro Iraque, desembuche.
Eu desconfio que foi o Bush.
Foi o Bush, foi o Bush, foi o Bush.

Onde haverá recurso
Para dar um bom repuxo
No companheiro Bush.
Quem arranja um alicate
Que acerte aquela fase
Ou corrija aquele fuso,
Talvez um parafuso
Que tá faltando nele
Melhore aquele abuso.
Um chip que desligue
Aquele terremoto,
Aquela coqueluche.

Se você já sabe...

16 comentários:

Anônimo disse...

Na música, Tom Zé fala que George Bush governa mal os EUA, ele faz guerras como forma de mostrar a soberania dos EUA. A ironia que é feita é que foi os EUA que jogaram a bomba no Iraque e, com certeza, foi por ordem de Bush, pois é o presidente dos EUA.

Anônimo disse...

Tom Zé em sua música quer mostrar que George Bush governa mal, que faz de tudo para obter cada vez mais liderança, inclusive guerras. A ironia feita é que quando diz que ´´acho que foi Bush``, foi os EUA que jogaram a bomba por ordem de Bush, pois é o presidente de lá.

Anônimo disse...

é uma critica forte contra o presidente ,por que não se sabe se foi o presidente,mas a bonba foi vendida por alguem dos estados unidos

Anônimo disse...

1-Ele Pretende ressaltar que o Presidente dos EUA, quis vender uma bomba para o Iraque, para armá-lo, para o próprio beneficio dos EUA, para que o Iraque combatesse seu maior Inimigo por ele, ele Ironiza que essa idéia foi do Bush.

Anônimo disse...

1. A visão que ele da do Bush é que ele não está com a cabeça no lugar. Que todo mundo desonfia que foi o Bush que vendeu a bomba ao Iraque.

Anônimo disse...

1-A visão é Bush faz guerras e não há recursos para melhorar isso. A ironia é q ele comanda um país mas não tem dinheiro que vai fazer ele parar de fazer guerras.
2-Ele procura criticar as pessoas que usam objetos de vestimenta com a bandeira dos EUA e acham que estão abafando, que são espertos e bons. Os argumentos dele são muito bons em minha opinião, pois ele tem razão em dizer que não suporta ver um brasileiro usar uma camisa dos EUA, pois ele é brasileiro. E eu concordo com essa abordagem, pois nos temos que vestir a camisa do nosso país e não de um outro país que alem de só provocar guerra no mundo, só prejudica o Brasil.
3-O Tom Zé é mais calmo, é mais formal, e não fala palavrões, já Gabriel o pensador, já é mais, em minha opinião, inconformado, e estressado com a idéia de os EUA serem achados um país bom.
4-O objetivo é criticar as guerras promovidas pelos EUA. O título critica o dia 11 de setembro quando várias pessoas inocentes morreram e deixaram lembranças.

Anônimo disse...

1- Ele desconfia que foi o Bush quem vendeu a bomba ao Iraque,por que segundo ele o Iraque não tem muito dinheiro,por isso “Foi o Bush”

2-Ele procura criticar o governo norte-americano por causa de suas ações.
Em nossa visão os argumentos dele são consistentes sim!Pois com os argumentos por ele utilizados, ele diz que os brasileiros deveriam usar coisas de sua nação e não da nação norte-americana.

3-Gabriel e Tom Zé são músicos de gêneros diferentes,Gabriel,canta rap e Tom Zé, MPB .A forma como os dois tratam os americanos é diferente,Tom usa uma linguagem mais formal,mas não deixa de usar ironia, enquanto Gabriel, usa uma linguagem informal utilizando palavras inadequadas.

4-O objetivo do clipe é criticar as guerras.O Sentido do titulo da musica é fazer com que as pessoas parem a guerra.O Green Day quer dizer com o titulo que eles não querem guerras,por isso pedem para acorda-los quando a Guerra acabar

Fabio Pessiquelli e Vinicius Morales - 9ºB - nºs 5 e 23

Anônimo disse...

1-o autor da música diz que o presidente Bush faz apologia à guerra, com isso ele deveria parar de ter essa atitude como não enviando bombas ao Iraque.
2-Gabriel, o pensador, critica na letra da sua música o imperialismo norte-americano que vem invadindo o Brasil. Seus argumentos são consistentes para nos mostrar a invasão estadunidense, indignado de uma pessoa brasileira estar usando no peito uma camisa de outro país, e concordamos com as idéias do autor, pois devemos idolatrar a nossa pátria.
3-Tom zé critica a política norte-americana, e já o Gabriel, o pensador, critica o imperialismo cultural norte-americano.
4-As idéias e os objetivos do grupo são de alertar sobre a guerra do Iraque e fazer com que tomem uma conscientização sobre o mal que a guerra nos causa, alem de que a maioria dos soldados são jovens e podem perder a vida muito cedo. E o sentido do título da música é o atentado das torres gêmeas em setembro de 2001.

Anônimo disse...

1-A visão que ele tem é de mostrar que o Bush foi o verdadeiro vilão da guerra, porque ele dizia que estava ajudando, mas na verdade tinha um interesse econômico.
2-Ele critica os brasileiros que são a favor dos Estados Unidos. Aqueles que não honram pelo Brasil. Na minha visão os argumentos são convincentes sim, já que ele nos mostra que os EUA é um pais que busca desentendimento.
3-Tom zé critica de uma forma mais irônica, e critica o presidente dos EUA, Já Gabriel pensador critica de uma forma mais violenta, alem disso ele critica também os brasileiros que se submetem ao EUA.

Anônimo disse...

1-Tom Zé mostra que o presidente Bush foi na realidade o verdadeiro causador dos conflitos no Iraque,Bush buscou a guerra , dizendo que iria ajudar os iraquianos, foi em busca de suas riquezas.
2-Ele pretende criticar a falta de um povo patriota. Sim ele tem argumentos , já que realmente o país se submete a todos os costumes americanos, colocando em primeiro exemplo um país totalmente ganancioso.
3-Tom Zé critica o presidente Bush e o seu governo,já o Gabriel critica o Brasil por se submeter aos conceitos americanos.
4-Os objetivos são mostrar que o governo busca o dinheiro e não pensa na população inocente que sofre com isso,o titulo mostra que a guerra é como um capitulo que com certeza precisa ser apagado.

Anônimo disse...

1-R) Ele critica o presidente dos EUA, George Bush, que esta por traz de toda a guerra que acontece no Oriente Médio. Que não só influenciou a guerra, mas também ofereceu a condição a outro pais de guerrear.
2-R) Sim, pois o imperialismo cultural que os EUA exercem na nossa pátria leva os brasileiros à adotar a bandeira de outros paises, oprimindo-nos. Estamos completamente a favor, pois não somos escravos.
3-R) Um (1º música)critica a guerra q os EUA alimenta, (2° música)e o outro critica a opressão aos outros paises.
4-R) Critica a guerra, a ilusão q o povo dos EUA tem sobre a guerra, a separação das pessoas, o grande números de mortes. O titulo é: “Me acorde quando setembro acabar.” Ele se refere ao “pesadelo” q é essa guerra e a ilusão que o sonho norte americano traz, por isso pede para que a sociedade seja acordada.

Anônimo disse...

1niguem sabe se foi o presidetemas foi alguem do estados unidos.

Anônimo disse...

1- A visão do autor na letra da música é transmitir que George Bush parece um louco. Já no refrão ele quis mostrar que ele é um terrorista.

Anônimo disse...

1-)Na música, ele critica o presidente, falando que ele é louco, que está faltando um parafuso.No refrão,ele tenta de alguma forma , enfatizar a culpa do bush, vendendo a bomba ao Iraque .
3-)Os estilos de músicas, são totalmente diferentes, um critica, de uma forma mais explosiva, com palavrões, e o outro também crittica, só que com mais cautéla
4-)O seu objetvo, é mostrar, supostas guerras, nos Estados Unidos, e mostrar que o presidente não se importa com ninguém, e através do titulo e da letra, a banda tenta mostrar que setembro é um mês de guerras, e pede para que seja acordado no final de tudo.

Anônimo disse...

1- R: Ele faz a visão de que o presidente Bush é quem fornece as bombas para a guerra do Iraque, Por isso ele é um dos culpados por fornecer bombas2- R:Ele critica o Imperialismo cultural que os Estados Unidos impõem sobre nós,pois podemos dizer que tudo que é norte-americano é “legal” ,“Cool”. Ele critica os brasileiros por terem gosto de se submeter aos conceitos norte-americanos muito facilmente!Colocando então eles que são os maiores gananciosos. Sim concordo, como ele mesmo disse brasileiros são todos “baba-ovos” dos norte-americanos.3- R:Tom Zé Critíca Bush como causador da Querra no Iraque, já Gabriel Pensador
critíca a submissão dos brasileiros aos conceitos norte-americanos4- R:A idéia é que os Estados Unidos vivem uma época de guerra e que ele não quer passar por isso, e quer que acorde ele quando Setembro acabar, que significa a querra acabar !

Anônimo disse...

4-O objetivo é mostrar que na guerra não morrem só pessoas culpadas, os inocentes também sofrem . E o titulo quer dizer que a guerra deve ser um capitulo pulado, esquecido.