domingo, 6 de abril de 2008

História em Debate: Cotas raciais nas Universidades

Em março de 2005, Luís Nassif em sua coluna na Folha de S. Paulo defendeu a ausência das cotas raciais nas universidades públicas. Isto deu um bafafá...Em 2006, um grupo de intelectuais elaborou um manifesto contra a aprovação dos projetos da Lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial. Esta atitude resultou num novo manifesto, agora dos defensores do sistema de cotas nas universidades.Vejam um trecho dos manifestos:

Contra as cotas nas universidades
- Se os projetos forem aprovados, a nação brasileira passará a definir os direitos das pessoas com base na tonalidade de sua pele, pela raça.
- Políticas dirigidas a grupos raciais estanques em nome da justiça social não eliminam o racismo e pode até mesmo produzir o efeito contrário, dando respaldo legal ao conceito de raça e possibilitando o acirramento do conflito e da intolerância.
- O principal caminho para o combate à exclusão social é a construção de serviços públicos universais de qualidade nos setores da educação, saúde e Previdência, em especial a criação de empregos.

A favor das cotas nas universidades
- Foi a constatação da extrema exclusão dos jovens negros e indígenas das universidades que impulsionou a atual luta pelas cotas.
- Para que as universidades públicas cumpram a sua função republicana em uma sociedade multiétnica e multirracial, deverão refletir as porcentagens de brancos, negros e indígenas do país.
- As cotas incidiriam em apenas 2% do total de ingressos no ensino superior.

Clique em comentários e escreva:

7- Sua opinião sobre o sistema de cotas raciais nas universidades públicas.

8- Leve em consideração os argumentos da opinião contrária a sua e prove por que eles estão errados.

43 comentários:

Anônimo disse...

7- Em nossa opinião os negros e indígenas devem ser tratados com os mesmo direitos que os brancos, nas universidades, na sociedade e etc.
8- Porque não devemos julgar as pessoas apenas pela cor da pele, mas também pelo seu interior e pelo que ela representa na sociedade.

Vinicius N e Matheus M

Anônimo disse...

7) Somos contra o sistema de cotas raciais nas Universidades. Pois, deve ser avaliado a capacidade e inteligência, independente da cor da sua pele. E concordamos que se existir um candidato negro e outro branco, o mais capacitado deve entrar sendo ele branco ou negro.

8) Pode-se dizer que apesar das Universidades querem igualar as etnias estão na verdade gerando um preconceito contra os brancos.

Bianca G e Bruna C 9ºA

Anônimo disse...

7- nois acha bom e melhor para acabar com a descriminação.

Anônimo disse...

7- na minha opiniao é algo errado pois este sistema faz paraser que os afro-decendentes são lezados ou até outra especie.
8- não posso provar que eles estao errados pois concondo com eles.

Anônimo disse...

7- so a favor das cotas da universidade pois luta para que as pessoas como os negros e indigenas que querem ter estudo mas n possam pagar, issu ajuda eles a terem um estudobeneficiado.

8-estao erradas pois tem gente que não acha certo a igualdade para todos, para que todos possam estudar juntos...!!
Felipe c ( frepa ) Rafael M ( djerpa )

Anônimo disse...

7)o racismo não deveria acontecer mais nos dias de hoje ocorre, e muitas vezes acabam até ofendendo as pessoas. Em minha opinião não deveria acontecer isso nas faculdades porque todos somos iguais.
8)´´o racismo deveria acontecer nos dias de hoje. Na minha opinião deveria acontecer isso nas faculdades porque eles são diferentes da gente``.
9c (rodolfo e karina)

Anônimo disse...

7- Ridicula pois não podemos julgar uma pessoa pela tonalidade de sua pele.

8- Como dito anteriormente, não podemos julgar os outros pela cor da pele.

Anônimo disse...

7-Todos nós temos o mesmo direito, independente de cor, raça, e até mesmo idade. Nós somos contra as cotas raciais porque fazendo isso também é um modo de descriminação, por estar reservando lugares para os negros.

8- A opinião contraria é errada porque é errado reservar lugares exclusivos para negro, indígenas em faculdades, escolas porque isso também é um modo de descriminação.

Luís Gustavo disse...

rafael mo. e luís gustavo
7-Nós somos contra ,pois as cotas nas universidades são provas que há na sociedade brasileira o racismo, pois desse modo, indiretamente, o governo está dizendo que o negro ou o pardo é menos capaz de interpretar, responder ou estudar as mesmas coisas de que o branco no mesmo nível.

8-Para entrar em uma universidade não podem ser consideradas as chances que a pessoa teve na vida, mas o jeito que ela as aproveitou que acaba sendo representada na sua respectiva nota. Além do mais esse sistema de cotas, apesar de acabar por ocupar apenas uma pequena porcentagem do total de ingressos no ensino superior, reforça ainda mais a presença do racismo, na sociedade brasileira. As universidades não podem levar em conta a porcentagem de negros, índios e pardos no Brasil para dizer que indivíduos devem ingressar na faculdade, mas devem considerar a capacidade da pessoa dita na nota.

Anônimo disse...

7- na nossa opinião achamos que os negros devem atingir a suas metas por si só, não dependendo das cotas ;pois assim vão mostrar que são iguais em relação aos brancos.
Os direitos não devem ser aplicados perante a cor da pele.


8-Porque os negros são tão bons quanto os brancos.
E de certa forma não se pode manter direitos dependendo da cor da pele. Todos são cidadãos e iguais.
o que pode ser feito é uma reformulação do sistema de ensino publico.

Anônimo disse...

7) Na minha opinão o sistema de cotas nas universidades públicas é racismo dos negros contra eles mesmos, pois, se eles brigam tanto com os brancos falndo que são iguais não precisariam de vagas reservadas para eles, isso indica que eles se acham inferiores, e que não teriam capacidade de competir com brancos. COISA QUE NÃO É VERDADE!!!

8) Eles foram excluidos no passado mas hoje eles tem o mesmo direito dos brancos de se inscrever em uma universidade e passar em um vestibular, eu axo que não devem ser feitas porcentagens máximas de alunos brancos, pois então seriaerrado restringir o número de vagas para brancos com menos oportunidades na vida, e se ter uma porcentagem só para negros eles mesmos vão estar se descriminando, pois ai els mesmos estão falando que nao tem caoacidade de competir com brancos,como eu ja disse acima : ISSO NÃO É VERDADE!!!!!

Filipe Quaglio e Lucas

Anônimo disse...

7- Somos contra o sistema de cotas raciais nas universidades públicas, por que todos devem ter direitos iguais, que é proporcionado pela sua própria capacidade, não é a cor da pele ou origem da pessoa que irá definir se ela é capaz ou não de estudar. Isso também pode ser visto como uma forma de preconceito, pois de uma certa forma mostra que muitas pessoas acreditam que essas pessoas tem menor capacidade que as outras, acreditam que e esses indivíduos precisam de vagas reservadas.

8- Ser a favor das cotas, é uma forma de preconceito.Ela mostra que as pessoas diferentes em raça, nacionalidade, origem não poderão mostrar sua própria capacidade pois existiriam poucas vagas para elas

Anônimo disse...

luiz felipe e rene 9ano C

7-Minha opinião sobre o sistema de cotas raciais nas universidades públicas é totalmente contra, pois assim o governo brasileiro interpreta que os negros, mestiços e os pardos são incapazes de saber o mesmo que os brancos.

8-Porque o governo não deveria dar vagas e bolsas em universidades públicas apenas pela cor, raça ou etnia; e sim deveria dar a quem realmente tem conhecimento e merecimento de entrar em uma concorrida universidade pública

Anônimo disse...

7-eu sou contra,porque nos achamos que as universidades e o governo dizem que os alunos negros nao tem a mesma capacidade que os brasco,assim insinuando que eles são inferiores a raça branca.

8-para entrar em uma faculdade eles nao contão a cor raça e sim as notas e a capacidade do aluno
pois se eles contarem cor ou raça podem ser punidos por raçismo,mas o raçismo de ves em quando acontece em escolas ou faculdades.

Anônimo disse...

7- Na verdade as cotas racias é uma injustiça,pois com essa atitude nos dá um parecer de que o negro não tem a mesma capacidade que o branco,o que não é verdade!

8- Para nós uma universidade não deveria dar cotas raciais pois isso
faz com que o negro pense que ele é inferior,uma universidade não deve considerar as raças e sim a capacidade de um aluno


Fábio Pessiquelli e Vinicius Morales

9ºB

Anônimo disse...

7) Nossa opinião é contra a cota para negros nas universidades. Se o objetivo disso é acabar com o racismo, está praticando o “racismo inverso”. Racismo, como já disse nas questões 5 e 6, é qualquer tipo de discriminação. Se você der cotas a negros, você estará afirmando, de forma indireta, que os negros têm pouco potencial ou são “mais burros”.
Em uma universidade, os melhores devem entrar, independentemente da cor, raça, ou nível de riqueza.
O interessante disso é que a maioria da população é contra as cotas. E o mais interessante ainda é que a maioria da população é branca.

8) Se você der cota a negros na universidade, estará sendo racista. Apesar dos negros serem a minoria da população, e de essa lei defender que “se há 40% de negros no Brasil, deve haver 40% de negros na universidade”. Isso, inicialmente, é uma injustiça com as outras raças. E você estará afirmando, indiretamente, que os negros têm menos potencial que os brancos.
E, no final, a minoria da população discorda com as cotas nas universidades para negros, mas concorda com 20% de cotas nas universidades para pessoas de baixa renda. Isso sim, é uma solução mais viável.

Anônimo disse...

7- Somos contra, pois isso substima a capacidade do negro a responder as mesmas questões, interpretar e estudar como os brancos, provando assim que existe o racismo.

8- Para que não haja o preconceito é preciso que leve em conta apenas a capacidade das pessoas e não as chances possíveis que ela teve na vida ou poderá ter. Dessa forma não será reforçado o preconceito.

Ana Alice e Marinara 9ºB

Anônimo disse...

4-Para aqueles que defendiam o melhoramento da raça brasileira, a mistura de branco, negro e índio estaria longe de se tornar possível, pois o negro e o índio não poderiam contribuir para tal ideal civilizacionista. Outros acreditavam que a mistura das raças criaria uma “confusão”, pois os indivíduos não se identificariam com o modo de viver de nenhuma das duas raças, gerando um tipo inferior.
5-o racismo esta presente na sociedade brasileira principalmente pelo sistema de cotas, pois é muito incoerente privilegiar uma etnia sendo que o problema vem do governo que não dá uma educação básica para pessoas que não tem condições financeiras, esta presente também em relação à mulher, pois ela ganha muito menos que o homem sendo que os dois são iguais (parecendo até uma forma de regime dos Talibãs), e esta presente também em relação ás pessoas que são portadoras de DST’S, etc.
6-A atitude “pode ser condenada” quando um branco usa a camiseta, pois em relação aos fatores históricos e a mídia (é ela que “apóia” mais o preconceito vindo do branco) o negro já foi muito oprimido pelo homem branco, mas mesmo assim ainda não é um motivo evidente para usar uma camiseta com esta frase, pois as duas frases têm um peso muito grande e são evidentemente racistas.
7-O sistema de cotas em universidades públicas é totalmente incoerente, pois não tem relação o governo privilegiar uma etnia sendo que o problema da falta de vagas nas universidades vem dele próprio, pois não dá assistência suficiente para as escolas públicas, assim uma determinada etnia pode entrar para a universidade devido a sua “cor”.
Renata e Gariella Maretti 9b

Anônimo disse...

7)Nós dois pensamos que a inclusão de diferentes etnias é extremamente importante, porém não aceitamos de maneira alguma que os direitos das pessoas sejam definidos pela cor de sua pele pois todos nós somos iguais e devemos nos tratar como iguais, por isso também achamos que estas novas cotas causarão muita polêmica entre estas diferentes etnias.
8)Eles estariam errados primeiro usando o exemplo dos EUA no qual a rixa entre diferentes raças é muito grande, se um branco entrar num bairro de negros pode ser extremamente agredido, se forem separados os direitos destas pessoas esse tipo de relação pode ser formada, através destas possíveis cotas o preconceito e o racismo teriam uma elevação muito grande.
Felipe Nahum e Guilherme 9B

Anônimo disse...

7- Nós achamos que as cotas não deviam existir. Porque isso evidencia cada vez mais o racismo, fazendo com que substimem a capacidade dos negros. O próprio governo fala que é contra o racismo, preconceito. Porém faz diferença entre brancos e negros.

8- Primeiramente os negros e indígenas são iguais aos brancos, já que dispõem do mesmo ensino público e uma capacidade igualada, ambos devem ter seus mesmo direitos se levarmos em conta o papel democrático de uma sociedade republicana multiétnica; ao invez de dar previlégios as pessoas de outra cor(levando em conta somente a pele) o governo deveria estimular o estudo, e a igualdade entre raças.

Isabel Fonseca N:11
Isabela Porto N:12

9ºB

Anônimo disse...

8-Os jovens negros e indígenas não são excluídos das universidades, e sim pelas as escolas públicas que o governo deveria proporcionar para todos, independente da sua etnia. Com isso, o governo deveria excluir as escolas particulares, aumentando os números de escolas públicas e melhorando o ensino destas, assim haveria uma igualdade na educação, evitando o sistema de cotas e igualando a porcentagem das diversas etnias. Assim podemos perceber que o sistema de cotas não é eficiente, pois apresente um número baixo de ingressos nas universidades para negros e indígenas, enquanto os brancos são as minorias na população brasileira.
Renata e Gabriela Maretti

Anônimo disse...

7- Nós somos contra o sistema de Cotas Raciais nas universidades. Ser a favor, seria o mesmo que descriminar o negro por não ter capacidade de estudar, interpretar, aprender e se demonstrar capaz de atuar nessa área. Isto seria um grande exemplo de racismo pois eles são capazes como qualquer outra pessoa.

8- Não podemos dizer que uma pessoa não entrou na universidade porque é negra. Na hora, o que vale é a sua capacidade intelectual, de acordo com sua nota. Não existe uma forma de anular a pessoa só porque é negra ou branca ou qualquer outra raça. Não deve se preocupar com o que aconteceu antes, deve se concentrar nos estudos e provar que é capaz.

BRENDA MORENO E NATHALIA FRANCATTO
9ºANO B

Anônimo disse...

7- O governo tentando acabar com o racismo nas universidades só aumentou este, subestimando a capacidade dos negros e pardos, dizendo indiretamente que eles não têm a mesma capacidade de um branco, para fazer as provas e estudar os mesmos exercícios, e nós não concordamos com estas atitudes.

8- discordamos pois as universidades não tem q ver o histórico do aluno, e sim a nota tirada na prova para entrar na universidade, pois muitos brancos também estudaram e estudam em escolas publicas, como a maioria dos negros. Apesar das taxas de 2% serem pequenas já é uma forma de racismo, subestimando a capacidade dos mesmos.

Gabriela L. e Bruna Z. nº8 e 3 9b

Anônimo disse...

8 correta
8- a opinião a favor das cotas esta errada pois não ouve uma exclusão de indigenas e negros mais sim uma falda de educação boa para todos se o governo ajudase as falta deles seria menor.

Anônimo disse...

Betina e Renata 9A
7-Nós somos contra o sistema de cotas na univesidades públicas brasileiras. Hoje em dia deve ser analisadas as capacidades de realizar os serviços, trabalhos, etc das pessoas e não ser analisada a cor da pele dela. Apesar de os negros poderem achar que isso já é um racismo, não é porque serão analisadas as capacidades da pessoa, e ela será "julgada" pelo o que sabe.
Não é justo que os negros tenham pontos nas universidades e escolas públicas, porque não deve ser analisada a cor da pele dela para saber se ela deve entrar na escola ou não.

Anônimo disse...

8=a opiniao contraria esta errada porque os negros tem as mesmas chances de cer alguem na vida , então devem considerar a capacidade da pessoa dita na nota.

Anônimo disse...

Naopinião sobre o sistema de cotas raciais nas universidades públicas.
R:Nos somos contra as cotas para negros, pois mostra que o governo acham que eles não tem capacidade, e que eles merecem uma bonificação, uma ajuda, ressaltando o racismo contra os negros.


8-Leve em consideração os argumentos da opinião contrária a sua e prove por que eles estão errados.
R: Para entrar em uma universidade não pode levar em conta sua raça, porque a raça, cor, etnia, não mostra se a pessoa é ou não inteligente, incapaz, então as oportunidades deverim ser igual para todos e tudo.

Anônimo disse...

Amanda Mafalda e Caio Vomero 9A

4)Somos Contra as Cotas Raciais,pois essas cotas nas universidades é um forma concreta de racismo.Porém,o governo incinua que o negro não tem capacidade de estudar e de ter uma boa educação igual a que o branco recebe.

Anônimo disse...

Renata e Betina 9A
8- Talvez os negros não tiverem entrado nas universades, devido a outro fator, como a falta de estudo, mas não significa que eles tenham sido excluídos por serem de cor negra.
Ou pode ser eles mesmos que provocaram isso, sendo uma coisa que acharam que estivesse aconteçendo; como o preconceito.
A porcentagem de brancos, negros e índios no país, não interfere na capacidade de alguém. Se um negro estudar bastante e conseguir passar, e um branco estudar pouco, ele não irá passar. Mesma coisa ao contrário, se um branco estudar, e passar, e um negro não estudar e não passar, isso não racismo, porque foram analisadas as provas que foram feitas e não a cor da pele que quem fez.

Anônimo disse...

Somos contra, pois o que vale na verdade em um vestibular não é a sua raça, ou sua cor da pele, mas sim o sua capacidade e inteligencia. Um negro pode ter a mesma capacidade e inteligencia que um branco. O governo praticamente insultou a raça, pois quiz dizer que negros são incapazes de competir com os brancos.

Anônimo disse...

7- Nós somos contra, pois todos são iguais e independente de raças, são pessoas que tem as mesmas capacidades intelectuais.

Anônimo disse...

Amanda Mafalda e Caio Vomero 9A

8)Para um pessoa branca,negra ou índia,não poder entrar em uma faculdade pela sua raça ou pela sua estrutura de vida lá fora é totalmente um ato de descriminação.Mas não importa se ela teve chance ou não,o que importa é a sua capacidade,além de asentuar o racismo no Brasil.

Anônimo disse...

8- Nos comentários a favor, diz que eles fizeram isso para que a universidade ficasse mais ética, mas a ética é respeito e compreensão a todos, então eles acham que estão fazendo certo enquanto fazem o errado(dividindo a universidade em classes raciais).

Anônimo disse...

8-Não é com cotas que as universidades irão conseguir esteblecer a igualdade nas universidades, pois com estas cotas, aumenta ainda mais a desigualdade, provando que não somos iguais, e que o racismo é constante.

Anônimo disse...

7- Sua opinião sobre o sistema de cotas raciais nas universidades públicas.
Resposta: Em um certo ponto achamos necessário porque os negros sofre uma descriminação para obter vagas, pois os negros não tem uma renda muito boa e por isso não tem uma boa condição de estudo.
Já em outro ponto de vista pensamos que os negros tem a mesma chance de entrar em uma universidade que o branco pois os dois tem capacidade de estudar e passar, mais como diz no texto as pessoas pensam que descriminam o tom de pele por causa da cota eles pensa que subestimam a inteligência deles

Matheus T e Nathália 9ºA

Anônimo disse...

8- Leve em consideração os argumentos da opinião contrária a sua e prove por que eles estão errados.
Resposta: Nossa opinião predominantemente é contrária porque o implantamento de cotas nas universidades pode levar as pessoas a pensar que os negros não sejam capacitados de entra em universidade, não são capazes de competir com os brancos, por isso precisam de cotas

Matheus T e Nathália 9ºA

Anônimo disse...

7-Eu sou contra,porque as cotas nas universidades diz que só há poucos negros e pardos e isso não pode acontecer,porque eles estão desmerecendo por serem negros,pardos e índios e não terem um ensino igual aos dos brancos.

8-As universidades aceitam brancos com ensino superior e o sistema de cotas fez com que a presença de negros,pardos e índios torna-se maior,mais ainda não é uma porcentagem muito boa.Além do aumenta a discriminação entre as pessoas que estão estudando nas universidades, aumenta o racismo entre membros dela. As porcentagem
de negros,pardos e índios não influenciam na hora em que se vai colocar uma pessoa de etinia diferente a do branco em uma universidade.
Mariane Estela Pereira 9 ano A.

Anônimo disse...

7- Eu sou contra as cotas raciais nas universidades, porque apesar de no tempo da escravidão,negros e indígenas terem sofrido discriminação,terem sido explorados e que até hoje não têm muitas oportunidades,acho que as pessoas de hoje não devem ´´pagar``pelos erros dos que vieram antes.Acho também que as vagas das universidades tem que serem conquistadas merecidamente,por méritos e conhecimentos próprios e não por uma ´´ajuda `` dada a certos candidatos.
8- Estão errados porque ninguém excluiu os negros e índigenas das universidades, eles apenas não conseguem passar por falta de conhecimento; as universidades públicas devem refletir as porcentagens de brancos, negros e indígenas do país, mas as pessoas que passam devem entrar pelos seus méritos e não pela porcentagem dada a mais a uns e nem pelo tanto de pessoas de cada etnia existentes no país; esses 2% dados aos negros podem tirar as vagas de outras pessoas que merecem mais e que têm mais conhecimento do que eles.

Maria Carolina Guedes 9ºA

Anônimo disse...

8)Nas universidades o que deve ser levado em conta é o aproveitamento de cada aluno na prova,ou seja, sua nota indiviidual,não sua cor.Com isso você estaria tirando a chance de uma pessoa melhor que voçê ocupe seu lugar merecidamente.
Nestor e Paulo Fabio 9ºB
Houve um erro na ultima postagens nos sequcemos de postar nossa sala, desculpe.9ºB

Anônimo disse...

Thomas e Thiago:
7. Nós somos contra as cotas nas universidades, porque a idéia das cotas reforça conceitos negativos:
o de que negros e pardos são menos capazes de estudar, de compreender e de refletir, do que os brancos, portanto precisam
de um empurrão por parte do governo, e a crença de que estes estão em um nível de educaçao inferior aos brancos realçando assim a discriminação de negros e pardos.( educação que deveria ser dada pelo proprio governo que ao invés de criar as cotas deveria melhorar a situação das escolas públicas, onde há maior porcentagem de negros e pardos.

Anônimo disse...

8. thomas e thiago: Os defensores das cotas afirmam que o fator determinante é a quantidade populacional de brancos, negros, pardos e indígenas, o que não deveria ser considerado porque a quantidade populacional não deve ser valorizada e sim a qualidade do ensino individual, o que desfavorece a pessoa negra ou parda. Porém, uma pessoa que se interessa pelo estudo e seus benefícios assim o faz, pesquisando, correndo atrás, mesmo se a sua origem for de uma camada menos privilegiada da sociedade, e quanto a questão de cotas que o governo criou, ele afirma que esta populaçaõ é inferior quanto a educação, esta que deveria ser dada pelo governo, portanto, cotas não irá mudar esta realidade, o que mudaria seria uma melhor administração governamental nestes setores.

Anônimo disse...

3) A Lei Áurea serviu para libertar 700 mil escravos que ainda existiam no Brasil em 1.888 e proibir a escravidão no país. A situação social dos negros não melhorou com a República. A abolição não resolveu diversas questões essenciais á respeito da inclusão dos negros libertos na sociedade brasileira. Depois da lei Áurea, o Estado brasileiro não tomou medidas que favorecessem sua integração social e nem educacional. Os negros, então ficaram à margem da sociedade não podendo competir trabalho com os brancos, que tinham mais qualificação profissional.

4)Os brancos acreditavam que a presença do negro e do mestiço na sociedade brasileira não contribuiria para que o Brasil se tornasse um país cujo padrão seria tão equivalente ao dos países europeus. Acreditam que tanto negros com mestiços pertenciam a raças inferiores.

5)O racismo hoje é um grande problema, principalmente presente na sociedade brasileira.Os branco se julgam de raças superiores e inferiorizam os negros dizendo que estes pertencem a tipos de pessoas diferentes (inferiores).Infelizmente o racismo, principalmente por negros e mulatos está presente em todos os lugares, por toda parte.

6)Ambas as atitudes podem ser consideradas racistas, só que infelizmente uma atitude dessa (camiseta usada por negro) tem maior ênfase pois se trata de uma atitude praticada por uma raça considerada inferior segundo pensamento dos brancos.

7)Na minha opinião tanto brancos como negros devem ter os mesmos direito garantido.Por isso julgo o sistema de cotas como errado.

8) Hoje em dia se fala muito que não podemos ser racistas e na minha opinião o sistema de cotas caracteriza descriminação, tratando negros e indígenas como diferentes.

Anônimo disse...

7- Eu não só a favor disso, pois uma pessoa que estudou muito pode ficar sem seu lugar na universidade para uma pessoa que só entrou pelas cotas.
8- Uma pessoa entra em uma faculdade boa porque ele estudou muito para isso, e uma pessoa que estuda pouco ela entra sem muito esforço, entra porque tem as cotas.

João Francisco Raymundo 9 A