segunda-feira, 8 de março de 2010

Tutorial: como fazer comentários?

Muito simples...
Clique em COMENTÁRIOS, está no final de cada postagem.
Depois, escreva no espaço correspondente.
Selecione NOME/URL, caso você não tenha uma conta no google/gmail.
Escreva seu NOME e SÉRIE. (no espaço NOME não no URL)
Então, é só clicar no botão laranja PUBLICAR COMENTÁRIO!
Fácil, não?

ATENÇÃO
Depois de publicar espere aparecer uma mensagem escrita em VERDE - Sua mensagem foi salva com sucesso

Se não aparecer esta mensagem, não gravou.
Então, você tem de copiar e colar em uma outra postagem [na mesma postagem não funciona].

2 comentários:

Ingridy disse...

Professor!!
Sou Ingridy(n°20) aluna do 2° F do Alcantara.
Você passou uma "tarefa do amor" (hehe)sobre Heliocêntrismo, e pelo que pesquisei na internet vi que Galileu conseguiu provar que o Sol é quem fica parado, através de várias observações que ele fez usando um telescópio que ele mesmo construiu. Na verdade ele descobriu várias coisas, das quais contribuíram para a teoria heliocêntrica. Vou cita-las:
* descobriu que a Via Láctea era constituída por uma infinidade de estrelas.
* descobriu que Júpiter tinha quatro satélites, ou luas, orbitando em torno dele, com períodos entre 2 e 17 dias.Essa descoberta de Galileu foi particularmente importante porque mostrou que podia haver centros de movimento que por sua vez também estavam em movimento; portanto o fato da Lua girar em torno da Terra não implicava que a Terra estivesse parada.
*descobriu que Vênus passa por um ciclo de fases, assim como a Lua. Essa descoberta também foi fundamental porque, no sistema ptolomaico, Vênus está sempre mais próximo da Terra do que o Sol, e como Vênus está sempre próximo do Sol, ele nunca poderia ter toda sua face iluminada voltada para nós (fase cheia) e, portanto, deveria sempre aparecer como nova ou no máximo crescente. Ao ver que Vênus muitas vezes aparece em fase quase totalmente cheia, Galileu concluiu que ele viaja ao redor do Sol, passando às vezes pela frente dele e outras vezes por trás dele, e não revolve em torno da Terra.
* descobriu a superfície em relevo da Lua, e as manchas do Sol. Ao ver que a Lua tem cavidades e elevações assim como a Terra, e que o Sol também não tem a superfície lisa, mas apresenta marcas, provou que os corpos celestes não são esferas perfeitas, mas sim têm irregularidades, assim como a Terra. Portanto a Terra não é diferente dos outros corpos, e pode ser também um corpo celeste.

Daniel Marques Giandoso disse...

Oi Ingridy!

Fiquei muito feliz por todas essas suas descobertas! Galilei é um gênio, não é mesmo? Para nós é muito difícil provar o heliocentrismo... sabemos que é assim, mas ninguém consegue provar. São coisas que não pensamos, pois a temos como prontas.
Ele não tinha nada, apenas uma luneta! E foi tão longe...
Só quero completar uma coisa. As observações foram essenciais para ele fazer sua conclusão. Mas, mesmo assim, ele sofreria resistência se amparasse suas idéias apenas nas observações. O xeque-mate foi quando Galilei submeteu suas observações e o pensamento grego anterior à matemática. O fato é que matemática nenhuma consegue validar Aristóteles. Assim ele conseguiu questionar a autoridade do grnde filósofo. Já a teoria coperniana é perfeitamente sustentada matematicamente.

Continue assim! Não se contente com o superficial! Vá sempre além!
Parabéns, prof. Daniel.