Caro aluno: Este blog foi feito para você. É mais um espaço para pensarmos e expressarmos nossas idéias, nossos desejos e realizações. Sinta-se à vontade.
sexta-feira, 28 de março de 2008
Imperialismo
Bem, eu imagino que a definição todos nós ja sabemos, o Imperialismo é a tentativa de domínio em vários aspectos, territorial, cultura e econômico de um país sobre o outro.
Os países imperialistas dominaram os povos de quase todo o planeta. Porém, a maior parte dos capitalistas e da população desses países acreditavam que suas ações eram justas e até boas à humanidade. Na visão deles suas atitudes visavam o progresso e ajudavam os países pobres a crescer.
O mundo estava sendo dominado pelas países da Europa (Alemanha, Reino Unido, França e outros), pelos EUA e pelo Japão, que cresciam aceleradamente.
Assim, no final do século XIX e começo do XX, esses países se lançaram numa grande disputa pela conquista global, criando uma rivalidade entre eles mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando início à uma nova era, onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.
quinta-feira, 27 de março de 2008
A Revolução Industrial
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqwYJXlQZSRrXr_JEy8lGyVNogv5GuA3Q-zyBFRDiXw9BfUK1lQR2AG8d7EH4cOErahNYgTbDuBstRjbNNojRLo5Zyz14hnu1T50t-_S8f50Sv9Uaff-C30un8ANS3b6WjYZRBS3U-xcA/s320/locomotiva_vapor.gif)
Sou novo por aqui, então me desculpem se estiver ruim. Estou mostrando o que eu acho de mais importante de tudo o que foi estudado.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. As burguesias industriais, querendo maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscaram alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. O aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.
Espero que esteja do gosto de todos, obrigado. Espero postagens.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Comentários sobre a atividade
A visão de Tom Zé sobre o presidente Bush é que ele não é humano. Ele é como uma máquina com defeito, um aparelho desajustado "Quem arranja um alicate / Que acerte aquela fase / Ou corrija aquele fuso / Talvez um parafuso / Que tá faltando nele / Melhore aquele abuso". Bush, assim como um terremoto ou uma doença infecciosa (coqueluche) é responsável ela morte de milhões de pessoas. Comparar Bush a um aparelho com defeito é uma forma de dizer o quanto ele é louco. Realmente não foi o Bush quem vendeu as bombas para o Iraque. Mas, o governo americano era aliado de Saddam Hussen e armou o Iraque financiando a guerra de Saddam contra o Irã. Esta é a ironia: os americanos armaram o Iraque que se voltou contra eles.
Já Gabriel, o Pensador critica a influência cultural dos Estados Unidos sobre o Brasil e, mais preciosamente, a atitude dos brasieliros que valorizam a cultura e o estilo de vida americano, isto é, brasileiros americanizados. O rapaz que utiliza uma camisa com a bandeira dos EUA e violentamente censurado com expressões do tipo "Eu fico puto / Eu fico triste / Eu fico quase chorando / De pena de raiva de tristeza de vergonha / Quando eu vejo esses babacas esses panacas esses pamonhas / Que têm coragem de ir pra rua com boné ou camiseta / Com as cores da bandeira mais nojenta do planeta!" ou ainda "O quê que cê quer passar pra pessoa que olhar pro seu peito e num entender de que lado você tá? / Mas não precisa responder / Cê tá do lado de baixo / Você é uma fêmea no cio e o Tio Sam é o seu macho / Você é o capacho dos norte-americanos / Por isso ainda acho que existe algum engano / Porque eu não me rebaixo a passear vestido / Com a roupa do inimigo: os Estados Unidos". Embora Gabriel, o Pensador esteja correto ao abordar um problema que realmente está presente na juventude brasileira, a forma como ele aborda a questão pode estimular um ódio aos Estados Unidos. Temos de ter um postura crítica em relação ao imperialismo americano sem nutrir uma reação violenta contrária a ela, pois agindo assim seríamos como eles...
Tom Zé é irônico, faz uma crítica vem humorada ao presidente americano. Já Gabriel, o Pensador utiliza uma linguagem mais violenta e agressiva, o que é próprio do rap.
Já o clip do Green Day se posiciona contra a Guerra no Iraque que separou um jovem casal apaixonado, ou seja, jovens americanos estão morrendo numa guerra estúpida que destrói vidas e histórias tanto nos Iraque como nos Estados Unidos. Sobre o título da música, tavez seja póssivel estabelecer uma relação com o atentado de 11 de setembro. Então, esta guerra que completou 5 anos é um prolongamento daquele dia que ainda não acabou.
terça-feira, 11 de março de 2008
Reações ao imperialismo norte-americano
Nesta atividade, veremos através da música três críticas ao imperialismo norte-americano. Você deve ouvir as músicas, analisar atentamente as letras, o clip e responder a 4 questões clicando em comentários na postagem. [VEJA o tutorial como fazer comentários].
Instruções:
Utilize a norma culta para responder as perguntas [não use linguagem MSN, Orkut]
Responda com profundidade, com argumentos claros e consistentes [lembre-se que isto é um parâmetro de avaliação].
Não se esqueça de colocar NOME e SÉRIE.
Questões
1- Tom Zé faz uso da ironia para criticar o presidente dos EUA. Qual a visão que o autor procura dar ao presidente George Bush na letra da música? Qual o sentido da ironia presente no refrão da música?
2- O que Gabriel, o Pensador procura criticar na letra de sua música? Na sua visão, os argumentos que ele utiliza são consistentes? Você concorda com a abordagem que ele faz? Justifique.
3- Tanto Tom Zé como Gabriel, o Pensador criticam os Estados Unidos. Porém, não o fazem da mesma forma. Quais as diferenças entre os estilos dos dois artistas ao fazerem esta crítica?
4- O grupo Green Day é conhecido pela oposição à política norte-americana no mundo. Analisando as imagens e a música Wake Me Up When September Ends quais são as idéias, os objetivos do grupo com esse clip? Qual o sentido do título a música?
segunda-feira, 10 de março de 2008
Música: Companheiro Bush
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwpfTzW0weQ6k1oRbTWV6XynqloMtOzEVp0UCk5AMarFPSG0cWGe9osYZDtWTfK7DofndCdpE5ds2OFOKOI-mKfqbMuHIWkHJ1LMcjrbr_DeiVJQ2jPelKWhDQL8CnFhjjUX9CH88aYqQ/s320/Tom+Z%C3%A9.jpg)
Tom Zé
Se você já sabe quem vendeu
Aquela bomba pro Iraque, desembuche.
Eu desconfio que foi o Bush.
Foi o Bush, foi o Bush, foi o Bush.
Onde haverá recurso
Para dar um bom repuxo
No companheiro Bush.
Quem arranja um alicate
Que acerte aquela fase
Ou corrija aquele fuso,
Talvez um parafuso
Que tá faltando nele
Melhore aquele abuso.
Um chip que desligue
Aquele terremoto,
Aquela coqueluche.
Se você já sabe...
domingo, 9 de março de 2008
Música: Filho da Pátria iludido
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijAuhHnOWdFWaGFzZbqjr_RKq2uLp0hGApDY_vnYKb4eHM_J0kb9qLQG_nLDnwKurvuKrCZhMhvUF3u_CNwO0KUPaG2Qfchi6EEDSSzYmX0uEqI_5DjTBR9bAe0nDsueYbUappfP5XBjA/s320/Gabriel.jpg)
Gabriel, o Pensador
Quando eu vejo um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos
Eu fico puto / Eu fico louco / Eu fico logo mordido
Porque se fosse um americano eu já não ia gostar
Mas o pior é brasileiro quando cisma de usar
Uma jaqueta ou uma camiseta com aquela estampa
D'aquela porra de bandeira azul vermelha e branca!
Eu não suporto ver aquilo no peito de um brasileiro
Me dá vontade de manchar tudo de vermelho
Vermelho sangue / Do sangue do otário
Que não soube escolher a roupinha certa no armário
E saiu de casa crente que tava abafando
Eu vô tentar me segurar mas eu não tô mais agüentando!!
Quando eu vejo um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos (cores dos States com as estrelas e as listras)
Quando eu vejo um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos (não somos patriotas nem nacionalistas)
Quando eu vejo um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos (como Tio Sam sempre quis)
Quando eu vejo um filho da pátria com a camisa dos Estados Unidos (amigo vai nessa que tu tá é fudido)
E ele saiu de casa crente que tava abafando
Eu fico puto / Eu fico triste / Eu fico quase chorando
De pena de raiva de tristeza de vergonha
Quando eu vejo esses babacas esses panacas esses pamonhas
Que têm coragem de ir pra rua com boné ou camiseta
Com as cores da bandeira mais nojenta do planeta!
Tem azul com estrelinha /Tem branquinho e tem vermelho
O filho da pátria é burro cego ou a casa dele não tem espelho?
Eu acho que é burro mesmo / Coitado
Sem rumo sem governo totalmente alienado
Bitolado do tipo que acredita no enlatado
Que passou no Supercine desse sábado passado
Eu tento me controlar conto até dez respiro fundo
Ô filho da pátria é assim que cê pensa que vai chegar no 1º mundo?
Vestindo essa bandeira de outro povo
Vestindo essa roupa escrota de submisso baba-ovo
Que vergonha que vexame que tragédia que fiasco:
O enforcado desfilando com a bandeira do carrasco!
Condenado / Parece que merece a morte
Me enraivece um colonizado usar a bandeira da metrópole!
E não espere eles invadirem a Amazônia
Pra saber que não passamos de uma mísera colônia
Em pleno século vinte e um beirando o ano dois mil
Por essas e outras devemos usar a bandeira do Brasil
E lutar por um país fudido / No quadro internacional
Tira a camisa dos Estados Unidos seu débil mental!
Refrão
I'm an American and I'm pround of my flag
But Gabriel is my friend and I understand what he said
You gotta have personality keep your own nationality
Look at yourself / Try to live your reality
And maybe we will all have just one nation some day
But now use your own flag let me be USA
Each one has his own country but life is way above
We aint't talking about hate
It's all about love...
Amigo cê tá perdido enganado iludido
Já devia ter sabido o que são os Estados Unidos
Um país infeliz / O mais hipócrita da terra
Malucos suicidas e imbecis que adoram guerra
Misturados num lugar cheio de farsa e preconceito
Me diz porque essa merda de bandeira no seu peito?
O quê que cê quer dizer quando veste uma camisa exaltando as belas cores dos opressores que te pisam?
O quê que cê quer passar pra pessoa que olhar pro seu peito e num entender de que lado você tá?
Mas não precisa responder / Cê tá do lado de baixo
Você é uma fêmea no cio e o Tio Sam é o seu macho
Você é o capacho dos norte-americanos
Por isso ainda acho que existe algum engano
Porque eu não me rebaixo a passear vestido
Com a roupa do inimigo: os Estados Unidos
sábado, 8 de março de 2008
Clip: Wake Me Up When September Ends
Wake Me Up When September Ends (tradução)
Letra: Billie Joe Armstong Música: Green Day
O verão veio e se foi
O inocente nunca sobrevive
Me acorde quando setembro acabar
Como o meu pai que veio para ir embora
Sete anos passaram tão rápido
Me acorde quando setembro acabar
Aí vem a chuva novamente
Caíndo das estrelas
Embebida na minha dor de novo
Tornando-se quem nós somos
Como as minhas lembranças descansam
Sem nunca esquecer o que eu perdi
Me acorde quando setembro acabar
O verão veio e se foi
O inocente nunca sobrevive
Me acorde quando setembro acabar
Toque os sinos novamente
Como nós fizemos quando a primavera começou
Me acorde quando setembro acabar
Aí vem a chuva novamente
Caíndo das estrelas
Embebida na minha dor de novo
Tornando-se quem nós somos
Como as minhas lembranças descansam
Sem nunca esquecer o que eu perdi
Me acorde quando setembro acabar
O verão veio e se foi
O inocente nunca sobrevive
Me acorde quando setembro acabar
Como meu pai veio para ir embora
Vinte anos passaram tão rápido
Me acorde quando setembro acabar
sexta-feira, 7 de março de 2008
Games violentos estimula violência?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFAYiFd9SaewMe1B6pYFHhIaaXN75wJLbaozA443r3w17pnjmaK90qsFr-heWZyzA8U7-3AN3MSruh_bqSsy_BEc9FxapW-4cA8oV4g03qmyozsir_U7IUlIUPh0YDHuBJrk79r-wyjtA/s400/violent-games-hb3004-bill.jpg)
quinta-feira, 6 de março de 2008
Ônibus 174 em História em Debate
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHOW_esp4koybemclMdSsV1krtU242iQ2bZLPcr527ymY4sq9Pb__C4L8PxlYthmaZ3IwW2yFhyphenhyphenGraQtW7JwsUGQHiofly2SWZ97nIpOARiCWH_4L9BOiWunmcdE6CAyovcKXKFAziAlI/s200/onibus+174.bmp)
quarta-feira, 5 de março de 2008
História em Debate: Violência
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_kzACePwS9ezUt3wib3OsTBC2bP67jp1GesezH5zHwBqXUKuZf7F_BBu5pS1D-AD6ZNzNFPEQ7xNDkrc2JwLmANF8vKP2JaWz34NHQNEXiss7FcYomaL6X9cBiF1XpExb54qdsQvSzXk/s200/falc%C3%A3o.jpg)